quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Experimente o Chrome OS em um netbook de verdade

Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email
O Chrome OS, novo sistema operacional do Google desenvolvido sob medida para netbooks, já há alguns dias pode ser experimentado em uma máquina virtual.

O Chrome OS, novo sistema operacional do Google desenvolvido sob medida para netbooks, já há alguns dias pode ser experimentado em uma máquina virtual. Embora prático, este método tem suas desvantagens: o desempenho é inferior ao do hardware real, o que pode prejudicar o julgamento de recursos interessantes como o “boot em 7 segundos” orgulhosamente alardeado pelo Google. Felizmente, quem quer ter uma experiência mais “real” com o Chrome OS já tem uma nova opção: rodar o sistema a partir de um pendrive.

A solução foi criada por Jorge Sierra, do blog MakeUseOf, que postou em seu blog um pacote com todos os arquivos necessários para repetir o experimento. Interessados só precisam de um pendrive de 4 GB ou superior e um PC com Windows para rodar o utilitário que converterá a imagem de disco com o sistema operacional em um pendrive “bootável”.

Segundo Jorge, a compatibilidade de hardware do Chrome OS é bastante limitada. Ele conseguiu carregar o sistema operacional em dois desktops com placas-mãe ASUS, mas a interface de rede de um notebook Dell não foi reconhecida. Assim como na “versão” para máquinas virtuais alguns componentes simplesmente não funcionam (como os “aplicativos” Google Talk e a To-Do List), enquanto outros exigem um usuário e senha para login no domínio “Google.com”, acessível apenas a funcionários da Google.

O Google Chrome OS deve chegar ao mercado apenas no final de 2010, na forma de netbooks projetados especificamente para rodar o sistema operacional. Não haverá uma versão “para download”, pelo menos uma oficial, embora nada impeça que desenvolvedores compilem o código-fonte livremente disponível (como estão fazendo agora) para criar suas próprias versões do sistema. Mais informações sobre o Chrome OS podem ser encontradas no site oficial, em www.chromium.org

Por Antonio Blanc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
PageRank