segunda-feira, 9 de março de 2009

Acessório japonês permite usar 'caretas' para controlar iPod

Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email
Sistema lê mudanças no canal auricular provocadas por expressões faciais.Aparelho deve chegar ao mercado em até três anos, diz inventor.


Piscar, sorrir ou franzir as sobrancelhas podem, em um futuro próximo, mudar a música que está tocando em seu iPod. Graças a um aparelho com tecnologia japonesa, gestos faciais devem se integrar aos tocadores de MP3 ou mesmo outros aparelhos eletrônicos.


Quem vê o equipamento não é capaz de diferenciá-lo de um par de fones de ouvido comuns. A engenhoca, no entanto, é dotada de sensores com tecnologia de luz infravermelha, utilizados para detectar mudanças minúsculas do formato do ouvido provocadas por diferentes expressões faciais.


Batizado de "Mimi Switch", o fone é conectado a um chip capaz de controlar aparelhos eletrônicos. Na prática, o equipamento funciona como um controle remoto, mas sem a necessidade de usar as mãos.


"Acreditamos que, em breve, você poderá acender ou apagar as luzes de sua casa ou até mesmo interromper o ciclo de sua máquina de lavar ao mostrar a língua ou mordiscar os lábios", afirma Kazuhiro Taniguchi, da Universidade de Osaka, no Japão, responsável pela equipe que inventou o equipamento.

Com os programas corretos, inclusive, o aparelho pode "aprender" sobre os hábitos do usuário. "Ele monitora os movimentos habituais das pessoas, e acumula esses dados", afirmou Taniguchi. "Se, por exemplo, o aparelho percebe que o usuário está sorrindo pouco, ele pode instruir o iPod a tocar uma música mais alegre." "Podemos programá-lo, por exemplo, para cuidar de idosos. Se a pessoa não está se alimentando corretamente ou está espirrando ou tossindo demais, o aparelho manda uma mensagem para os familiares."


O pesquisador não tem planos imediatos de colocar o aparelho no mercado. Ele acredita, no entanto, que empresas que estiverem interessadas em financiar o desenvolvimento do "Mimi Switch" podem ter um produto finalizado nos próximos dois ou três anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
PageRank